> News / Há 17 anos ruía o braço sul da plataforma de Atlântida
  Há 17 anos ruía o braço sul da plataforma de Atlântida Por: Ki Fornari 25/05/2014
 

Há 17 anos ruía o braço sul da plataforma de Atlântida

25/05/2014 por Ki Fornari
img/site_749.jpg
  1. Há 17 anos ruía o braço sul da plataforma de At

    Foto: Ki Fornari
  2. Foto: SETUR
  }  
  O ano era 1997, o mês, maio, sabidamente época de boas ondas no sul do Brasil. Na madrugada de um domingo, 25, o braço sul da plataforma de Atlântida ruía, durante uma forte ressaca, que praticamente deixou a orla sem faixa de areia, com o mar encontrando as dunas. Hoje, também um domingo (25/5), completam-se 17 anos do ocorrido. De lá pra cá, algumas reformas, trocas de alguns pilares e "goleiras", mas nada significativo a ponto de torná-la realmente segura aos olhos de quem vê e principalmente utiliza suas dependências. Placas de publicidade escondem desníveis em alguns pontos do braço norte, que acabam entregando a situação a que se encontra. Perto das outras plataformas do litoral gaúcho, Atlântida destoa pela aparência frágil e um pouco desleixada.


Coincidência ou não, o ano de 2014 tem o dia 25 de maio caindo em um domingo, e um sistema climático que pode ser muito parecido com o fatídico ano de 1997. O El Niño deve influenciar o clima neste ano, já que desde fevereiro pesquisas mostram aquecimento gradual nas águas do pacífico. No Brasil, o fenômeno provoca sêca no nordeste e aumento das chuvas no sul. Além disso, as temperaturas tendem a ser maiores que a média durante o período de influência. As mudanças podem se confirmar no segundo semestre deste ano.


Não dá pra negar que a notícia de mudanças no clima são bem vindas para este inverno. Quem não lembra como foi no ano passado? Um dos piores invernos de onda no litoral gaúcho, com muito vento maral e ondulações de curta duração. Talvez com maior propensão para chuvas, o vento sopre mais fraco quando maral, e as ondulações perdurem por mais dias. #Oremos !
 
 
4940 Acessos
  Deixe seu comentário em "Há 17 anos ruía o braço sul da plataforma de Atlântida"
 

(51) 8235-0004
contato@ifsurf.com.br
VDesign
Desenvolvido por
Felipe Janicsek